Ter uma solução de backup hoje é requisito básico para qualquer negócio, independente do porte ou segmento. Mais do que assegurar que dados e informações críticas da empresa não sejam perdidos, o backup serve ainda para recuperar informações de uma data específica, pode ser utilizado como uma solução para arquivar informações que não são utilizadas com frequência, entre outras funções que abordaremos aqui no blog.
Notamos que a preocupação com backup é uma realidade nas empresas atualmente, mas que nem sempre as filiais e unidades são levadas em conta na hora de dimensionar o projeto, o que deixa parte da empresa vulnerável aos riscos de perda de dados e informações. Para dar a devida importância ao tema, nós faremos um especial de 3 posts sobre o backup de filiais e unidades descentralizadas, sendo este primeiro uma introdução que aborda a importância da solução.
As filiais das empresas, normalmente, operam com uma estrutura menor que a matriz, por não haver necessidade de estruturar todos os departamentos em cada unidade. A necessidade por TI também é menor, por existir menos máquinas e servidores, e é muito comum que as demandas das filiais por TI sejam atendidas pelos equipamentos que ficaram ociosos na matriz. Apesar de otimizar recursos, essa prática aumenta o risco de falhas técnicas na empresa.
Essas unidades e filiais trabalham com informações vitais para o negócio, como informações dos clientes regionais, documentos de projetos, propostas, contratos, e-mails, entre outras, que nem sempre são emitidas para o datacenter localizado na matriz. Para aumentar ainda mais o risco, essas unidades nem sempre disponibilizam de uma equipe técnica para suportar uma possível falha e reestabelecer a operação a tempo de resgatar informações perdidas.
Na maioria dos casos em que há algum tipo de backup, esse não é realizado com a mesma eficiência que o da matriz. O problema continua sem ser resolvido e entra um novo desafio para a TI: gerenciar diferentes tipos de backup em diferentes localidades.
O backup gerenciado e centralizado de unidades e filiais estende o benefício e a segurança do backup para toda a empresa, e não apenas para a matriz, de modo a centralizar as informações de todas as unidades em um local seguro e disponível. Essa medida pode fazer toda a diferença no plano de segurança e contingência da empresa, que pode inclusive estender a solução para unidades fora do país.
Continue acompanhando o blog para saber sobre os problemas (segundo post) e as boas práticas (terceiro e último post da série) do backup de filiais de unidades descentralizadas, e aproveite a área de comentários do blog para acrescentar seus conhecimentos e expor dúvidas.
Não perca tempo, conheça agora mesmo o backup na nuvem da Penso.