No artigo anterior, falamos sobre a importância de saber escolher bem o provedor de cloud computing para sua empresa, pois a empresa escolhida ficará responsável por grande parte das aplicações e dados críticos do negócio. Para ajudá-lo a escolher corretamente o parceiro ideal, citamos 4 importantes perguntas que devem ser feitas ao avaliar um provedor de nuvem. Nesse artigo, nós abordaremos outras 4 questões cruciais a serem feitas. Vamos à elas:
A nuvem é escalável o suficiente para atender o crescimento do meu negócio?
Paralelamente ao crescimento do seu negócio, deve estar a capacidade da sua nuvem. Para garantir a escolha de um provedor de nuvem flexível e escalável, pergunte quanto tempo leva e qual o valor cobrado para contratar e expandir a capacidade de armazenamento ou processamento, entre outros serviços, quando for necessário. Se estiver no seu radar aumentar a quantidade de colaboradores ou implantar uma nova aplicação, é preciso também ter certeza de que é possível acrescentar novos usuários e criar novas rotas com facilidade.
Qual a garantia de SLA (disponibilidade)?
Como sabemos, dependendo da criticidade do serviço que fica fora do ar, o prejuízo pode ser enorme para a empresa. Sem sombra de dúvida, no melhor dos cenários, a resposta do provedor à essa pergunta deveria ser de zero downtime. Entretanto, desconfie se ele lhe der essa resposta, pois mesmo os maiores provedores de nuvem do mundo passam por isso ocasionalmente – como aconteceu recentemente com a Amazon que, por uma queda de energia, deixou o Netflix fora do ar. Analise o SLA que o provedor garante para a sua empresa e ententa se ele é adequado para as aplicações que você esta hospedando na nuvem.
Quais serviços em nuvem oferece?
Existem diferentes ofertas de nuvem no mercado e suas aplicações podem variar desde o tamanho da empresa, até o segmento de atuação. É importante avaliar se o provedor possui um portfólio completo de serviços em nuvem que possa acompanhar as suas possíveis mudanças de estratégia de negócio.
Quanto o provedor entende ou está disposto a entender sobre o meu negócio?
Hoje, é muito comum encontrar provedores que desejam apenas vender espaço na nuvem, como se atuasse no mercado imobiliário, por exemplo. Para prover serviços de nuvem consistentes é primordial que o provedor ofereça uma camada adicional aos serviços, que deve passar pela gestão e entendimento do negócio de cada cliente, para identificar quais as suas aplicações críticas e sugerir sempre as melhores rotas, de acordo com seus objetivos.
Se a sua empresa já se decidiu por migrar para a nuvem e sabe quais os serviços que precisa, utilize este artigo como guia para escolher o melhor provedor de cloud computing para apoiá-lo. Caso ainda não tenha certeza sobre quais as suas necessidades de nuvem, mas sabe a importância de migrar para não ficar para trás – como é o caso da maioria das empresas -, aconselhamos que você busque por uma consultoria especializada em cloud computing.
A Penso é uma empresa de tecnologia especialista em nuvem e apresenta-se como a melhor alternativa para ambos os casos acima. Pode atuar como uma consultoria de nuvem, entendendo e mapeando todo o negócio para identificar suas necessidades, ou pode atuar na migração das aplicações e se tornar mais do que um provedor, mas um parceiro de nuvem para o que a sua empresa precisar! Entre em contato e conte-nos sobre o que você procura.