Cada vez mais empresas estão migrando suas aplicações para a nuvem, como e-mail, armazenamento de documentos, sistemas de informação e afins, com a perspectiva de diminuir custos, agilizar o fluxo de trabalho e eliminar a necessidade “in-house” de hardware, que torna a TI improdutiva. Além disso, o cloud computing também facilita o trabalho dos funcionários que podem desempenhar seus trabalhos remotamente e atuarem colaborativamente com clientes e/ou com os demais profissionais da empresa.
“Embora muitas organizações estejam preocupadas com a segurança de seus dados na nuvem, a minoria realiza uma análise aprofundada de seu fornecedor de cloud computing antes de fechar negócio.” (CompTIA)
Por apresentar inúmeras possibilidades e aderir a diversas tecnologias, é possível encontrar muitas empresas que oferecem um amplo portfólio de soluções em nuvem. Fazer a escolha certa pode ser um desafio, principalmente se levarmos em consideração que o provedor escolhido ficará responsável pela sua infraestrutura, suas aplicações críticas e os dados sensíveis do seu negócio. Para te ajudar, elencamos 8 perguntas essenciais a se fazer ao provedor de nuvem, para qualificá-lo como o fornecedor certo para as suas necessidades. Aqui, abordamos 4 delas:
1. Como será feita a migração?
Como será o processo de migração do seu ambiente atual para a nuvem? Quem vai planejar e executar esse processo? Caso você dependa do provedor para ajudar seu time interno, avalie se eles têm expertise e know-how com as tecnologias, plataformas e sistemas que sua empresa utiliza e se possuem um processo estruturado de migração que contenha fases distintas de planejamento, testes, homologação e migração.
2. Qual a estrutura de preços?
Avaliar a estrutura de preços da nuvem deve partir de uma premissa principal – conforme já mencionamos em um artigo anterior: você só deve pagar por aquilo que utiliza. Tome muito cuidado com provedores que oferecem os serviços com altos custos iniciais. O esquema de preço mais adequado é o pay as you go, que possibilita adicionar mais serviços e capacidade conforme a necessidade e, claro, pagar proporcionalmente por isso. As taxas podem ser cobradas por hora, mensalmente, semestralmente ou até anualmente, dependendo do fornecedor.
3. Como é a segurança da nuvem?
A segurança é um dos fatores mais importantes a se levar em consideração ao escolher um armazenamento de informações corporativas na nuvem. Um bom provedor de nuvem deve possuir múltiplas medidas de segurança e atualizá-las constantemente – você precisa ter a certeza absoluta de proteção com a abordagem de segurança do seu provedor. As especificações de segurança a serem verificadas incluem, dentre outras, antivírus, firewall, autenticação de usuário, criptografia de dados e rotinas de auditoria. Também é importante questionar quais funcionários desta empresa de nuvem possuirão acesso aos seus dados e qual a garantia sobre a confiabilidade desses profissionais.
4. É oferecido suporte ao cliente?
O suporte técnico deve estar disponível para sua empresa com os devidos níveis de SLA, de acordo com a sua necessidade. É necessário informar-se, também, sobre o tempo médio de resposta e resolução de chamados, e se a sua empresa irá tratar do problema diretamente com técnicos experientes ou com atendentes de call-center, o que pode causar delay no processo. De modo geral, certifique-se de como funcionará todo o esquema de atendimento do suporte para não ter surpresas na primeira necessidade.
Neste artigo, exploramos 4 pontos importantes a serem analisados antes de contratar um provedor de nuvem: preço, segurança e suporte. Na segunda parte, que publicaremos na próxima semana, nós abordaremos mais 4, para que você tenha a tranquilidade de saber que está escolhendo o parceiro certo. Assine o nosso RSS e acompanhe nosso blog!