O advento da cloud computing já não é mais novidade. Empresas de todos os portes estão aderindo à este tipo de estratégia e a nuvem vem conquistando cada vez mais espaço no cenário corporativo. Os motivos são simples: a nuvem proporciona eficiência, organização, garante a segurança, provê continuidade de negócios e disponibilidade dos arquivos e aplicações da empresa.
Recentemente, a IDC (Internacional Data Corporation), consultoria especializada em tecnologia, afirmou que o mercado de computação na nuvem deve crescer mais de 20% só em 2015.
Mas o que meu escritório de advocacia tem a ver com isso?
Ter seu escritório de advocacia na nuvem significa poder agregar diversos benefícios que otimizarão a rotina e as atividades da equipe, poupando não só o tempo como também os custos. Além disso, é possível evitar sobrecargas aos membros da equipe.
Confira as vantagens de ter seu escritório de advocacia na nuvem:
Redução de custos
Um escritório de advocacia possui uma infinidade de arquivos, processos, papéis etc. Todo esse montante necessita de um espaço físico para ser devidamente armazenado. O problema é que a quantidade de itens a serem armazenados só aumentam, o que em certo tempo resulta em altos custos e complexidade de gestão/organização. Além disso, ainda existem os custos relacionados à impressão de inúmeros papéis.
Uma vez que o escritório está na nuvem, elimina-se os custos relacionados com armazenagem de arquivos, processos e papéis, já que o colaborador poderá acessar tudo através de qualquer dispositivo conectado à internet.
Segurança e continuidade de negócios
Garantir a segurança dos arquivos, processos e papéis é fundamental para a continuidade dos negócios e para a sobrevivência de qualquer escritório. Todos estamos sujeitos a desastres naturais, acidentes e falhas. Já parou para pensar o que aconteceria se o seu escritório pegasse fogo? Certamente tudo o que existe seria perdido.
Ter a estrutura do escritório de advocacia na nuvem garante que suas informações estarão devidamente armazenadas em datacenters com redundância, o que proporciona segurança e evita qualquer tipo de transtorno. Além disso, uma boa estratégia de cloud computing garante o backup das informações, para que em caso de paradas ou interrupções, a equipe possa acessar os arquivos de forma rápida.
Mobilidade
Advogados possuem uma vida agitada e cheia de compromissos, como reuniões fora do escritório, almoços com clientes e viagens, compromissos esses, que pode mantê-los fora do local de trabalho por horas ou até dias. Ainda assim é primordial que estejam conectados em tempo integral, no mínimo, ao seu e-mail e agenda.
Caso o escritório desse advogado não esteja na nuvem, é necessário carregar consigo pilhas e pilhas de papel para cima e para baixo, e ainda levará bastante tempo para localizar o que deseja, sem contar com a vulnerabilidade de perda destes documentos.
Em momentos como o citado acima, o ideal é que os arquivos e processos estejam disponíveis para serem acessados de qualquer lugar – com o escritório de advocacia na nuvem isso é possível. Todos seus arquivos e processos estarão disponíveis para serem encontrados e acessados rapidamente a qualquer momento, basta ter um dispositivo móvel conectado à internet.
Escalabilidade
Assim como toda empresa, um escritório de advocacia possui períodos de altas demandas e outros mais “tranquilos”, ou seja, com essa oscilação constante pode haver necessidade de reduzir ou aumentar o armazenamento de dados rapidamente. Ao contratar uma solução na nuvem, não é preciso lidar com este tipo de transtornos e com a eventual aquisição de atualizações onerosas, é tudo responsabilidade do seu provedor de nuvem.
Se você está considerando migrar a estrutura de seu escritório de advocacia para a nuvem e evitar dores de cabeça relativas à tecnologia e diversos outros fatores, a Penso é o parceiro de negócios ideal. Através de uma equipe especialista e mais de uma década de know-how, a Penso está preparada para agir em uma camada mais estratégica. Quer saber mais? Leia o case de sucesso com a Salusse Marangoni Advogados.